HISTORIAL

O Grupo de Cantares Tradicionais do Instituto Superior Técnico (GCTIST), foi criado em Fevereiro de 2001, sob a direção musical do Maestro Filipe Carvalheiro, apresentando uma componente vocal e outra instrumental, na qual se recorre ao uso de guitarra acústica, guitarra clássica, viola baixo, rajão, cavaquinho, bandolim, bombo, reco-reco, adufe e ferrinhos.


Teve a sua primeira apresentação pública, no Instituto Superior Técnico (IST) em Abril de 2001, tendo desde então, iniciado um percurso que consta com inúmeras atuações, desde eventos académicos, festas e romarias, eventos de solidariedade, conferências e seminários nacionais e internacionais.


A título de exemplo, podemos referir alguns destes acontecimentos:
- Junho de 2005, o Grupo organizou o 1º Encontro de Grupos de Música Tradicional Portuguesa, já sob a orientação do ensaiador Miguel Afonso.
-  Junho 2007 Festa Serrana, na Quinta de S. José na cidade de Sacavém.
- Maio 2008 – Atuação com apresentação bilingue (português/inglês) na Conferência – “Public Information Group Meeting of the European Fusion Development Agreement”, Departamento de Física, no Instituto Superior Técnico.
- Março de 2009, organizou um belíssimo espetáculo no Teatro Aberto em Lisboa que contou com um público exigente, recetivo e entusiasta. Este espetáculo foi gravado em formato áudio e vídeo, dando assim origem ao nosso primeiro trabalho discográfico designado “Momento Tradicional”.
- Janeiro de 2010, participou no Programa da RTP (Portugal no Coração), com o “Cantar os Reis”.
- Dezembro de 2010, contou com mais uma experiência muito positiva, participando na fase final do Concurso Nacional de Música da Fundação INATEL, no Cineteatro Miguel Franco em Leiria.
- Fevereiro de 2011, o Grupo foi convidado a participar no espetáculo da Comemoração do Ano Chinês, através do Intercâmbio da Cultura Chinesa e Cultura Portuguesa, no auditório dos Oceanos no Casino Lisboa.
- Janeiro de 2011, cantou as Janeiras na Residência Oficial do Sr. Primeiro Ministro.
- Setembro de 2012, organizou e realizou o 1º Encontro Internacional de Música Tradicional, no âmbito das atividades extra curriculares, pela Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa e em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, no Parque da Serafina em Monsanto.
- Janeiro de 2013, cantou as Janeiras nos Paços do Concelho, Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido recebidos pelo Presidente da Camara Municipal de Lisboa.
- Junho de 2013, Festival INATEL, “7 Regiões de Portugal, 7 espectáculos, 7 pratos regionais”, no INATEL Costa da Caparica, conquistando o 3º lugar.
Para além destes eventos, existem outros que se realizam todos os anos, nas mesmas épocas, como a celebração Festiva do Natal e o Canto das Janeiras.

 

MISSÃO | ELEMENTOS